Departamento Vinculado: Educação, Cultura, Desporto e Turismo

    Através da aprendizagem criativa os alunos são instigados a desenvolver a liberdade e a autonomia envolvendo, neste processo, a família e a sociedade para que participem ativamente dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na escola. Este é um processo que parte de uma premissa maior, envolvendo um objetivo comum, pois assim os estudantes se sentirão valorizados, protagonistas de sua aprendizagem e cada vez mais dispostos a contribuir com ideias mais criativas.

“Fazer para pensar diferente.
Fazer para ser criativo.
Fazer para aprender.
Fazer para empreender.”

    Diante deste contexto, as escolas municipais de Travesseiro, entusiasmadas com tantas possibilidades que a aprendizagem criativa proporciona, desenvolvem projetos de turma que estão relacionados ao PROJETO CRIAR, abordando diferentes temáticas que partiram do interesse e da curiosidade dos alunos em aprender e saber mais sobre determinado assunto.

    Na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, os projetos são desenvolvidos em todas as turmas, desde os berçários até os jardins.
    Além disso, a escola também conta com um espaço carinhosamente chamado de Matinho, um local ao ar livre, situado entre árvores, que também é utilizado como sala de referência pelas turmas na realização das atividades. 

    Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto, os projetos são desenvolvidos nas turmas do 1º ao 6º ano.
    Também há o projeto Horta Escolar em que todas as turmas estão envolvidas, desde os bebês da educação infantil, até as crianças maiores do ensino fundamental. Neste espaço, cada turma realiza a manutenção da horta, realiza o plantio e colheita de legumes e hortaliças para consumo na merenda escolar, incentivando hábitos de alimentação saudável desde a mais tenra idade. 

    No ano de 2023, a Secretaria em parceria com as escolas realizou a sua 1ª Mostra Científica e Feira de Conhecimentos do Município, onde os alunos junto de seus professores puderam demonstrar ao público os projetos desenvolvidos pelas turmas. 

Compartilhe!