A história do Município de Travesseiro, tem como marco inicial a insatisfação da população com a situação social e econômica posta naquela época. No ano de 1984, após a missa dominical, lideranças da comunidade reuniram-se para um encontro. O objetivo foi de avaliar o pouco investimento existente e a situação econômica do então distrito de Travesseiro, pertencente na época ao município de Arroio do Meio/RS, microrregião Lajeado/Estrela. Concluíram todos que era hora de agir, pois a população merecia uma vida mais digna.

Na oportunidade, um grupo composto de 30 lideranças comunitárias criou a Comissão Pró-desenvolvimento do Distrito de Travesseiro (CODET), esta com finalidade de dar ampla cobertura e assistência às iniciativas que visavam incrementar o progresso Socioeconômico e Cultural do Distrito. Este grupo ficou responsável então pela mobilização das comunidades em prol dos objetivos propostos.

As comunidades acabaram aceitando o desafio para as mudanças, foi então que no dia 30 de setembro de 1990, ocorreu a Assembléia Popular que teve como objetivo principal a criação da Comissão Emancipacionista do distrito de Travesseiro e a respectiva criação do Município. Participaram desta assembléia 415 pessoas.

Após muito empenho e dedicação realizou-se no dia 10 de novembro de 1991, o tão desejado Plebiscito. No dia 20 de março de 1992, através do Decreto n° 9596, sancionado pelo então governador Alceu Collares, foi criado o Município de Travesseiro. Neste ano ocorreram também às primeiras eleições municipais e no dia 1° de janeiro de 1993 foi oficialmente instalado o município.

Compartilhe!