Departamento Vinculado: Educação, Cultura, Desporto e Turismo

   2007! Um ano cheio de ideias, entusiasmo e inspiração. Alunos e funcionários motivados para o novo, para a criação, para uma nova perspectiva de ensinar, de aprender, de ouvir e de fazer MÚSICA!
   Foi assim, neste ano, que o saudoso professor Gustavo Luís Rauber (in memoriam) iniciou suas atividades de estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto e desenvolveu uma ETERNA e nobre caminhada na música do povo Travesseirense.
   Ainda em 2007, o projeto “Sucarte” foi por ele desenvolvido. Neste projeto, as turmas tiveram participação ativa na confecção dos próprios instrumentos musicais. Os alunos puderam trazer para a escola latinhas, tampinhas, sementes, garrafas, entre outros materiais que originaram os instrumentos para as aulas de música e para o projeto de musicalização que acontecia no período oposto do turno regular.
   Com dedicação e muito empenho, o projeto de musicalização se intensificou e, em 2008, com a participação de aproximadamente 20 alunos (intercalados pelas turmas de 1º a 3º série), o grupo passou a ser chamado carinhosamente de “ORQUESTRINHA PEDRO PRETTO”.
   Os ensaios do grupo recentemente formado ocorriam semanalmente, e com o passar do tempo, novos talentos ingressaram.
   Com grande honra, incentivo e encorajamento da comunidade local, o convite da primeira apresentação foi aceito. Dia 7 de junho de 2008, na igreja matriz, Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em uma assembleia que reuniu as diretorias de todas as igrejas do município.
   A primeira apresentação ao público impulsionou o trabalho desenvolvido e motivou o grupo a ir além! A Orquestrinha Pedro Pretto alçou novos voos e começou a apresentar-se em diversas festividades do município e também em municípios vizinhos.
   No ano de 2010, muitos dos alunos iniciais deste projeto ingressaram na rede estadual de ensino, situação que dificultou a permanência no grupo.
   Mas, reconhecendo a constante evolução e a fim de promover a continuação do desenvolvimento musical destes alunos, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Travesseiro ofereceu um novo estímulo e investiu na primeira compra de instrumentos musicais, alugou uma sala externa que trouxe mais funcionalidade aos ensaios, disponibilizou transporte escolar e refeições, para também, os ex-alunos da escola participantes do projeto.
   Através deste novo caminho tracejado, com muito foco e perseverança, o grupo inicialmente conhecido como “Orquestrinha Pedro Pretto” passou a ser chamado oficialmente de “ORQUESTRINHA INFANTOJUVENIL DE TRAVESSEIRO”.
   No dia 21 de maio de 2010, o professor, juntamente com o grupo, despediu-se da sala de música interna da escola que tão bem os alojou nestes primeiros anos.
Um misto de sentimentos e recordações!
   Os ensaios continuavam, novas técnicas surgiam, novos repertórios, novas formas de caminhar e novas formas de fazer HISTÓRIA. Formas de eternizar a trajetória e o amor pela música, pela escola, pelos amigos, pelos alunos, pela VIDA!
   Mas, em meio às emoções e surpresas da vida, a trajetória construída nunca foi e nem será esquecida. As sementes inicialmente lançadas com muita dedicação e carinho, continuaram a ser preservadas com muita responsabilidade e emoção.
   Em julho de 2017, a Orquestrinha Infantojuvenil de Travesseiro contou com uma nova regência.
   O professor de música William Bayer assumiu o projeto e através de seu talento e amor à música motivou novamente o grupo de instrumentistas de nosso Município.
   Com empenho, assumiu o grande desafio e se prontificou a elevar sempre mais a história e o encanto deste digno grupo. Cada obstáculo encontrado foi vencido com sabedoria e com o desejo do progresso. Todas as dificuldades foram superadas com foco e entusiasmo. Cada aplauso motivou a caminhada e intensificou o desejo de evolução, e AQUI, a orquestrinha chegou.

Compartilhe!