laboratório

Travesseiro - O município de Travesseiro passa a contar com um laboratório de análise de mosquito da dengue. A proposta foi desenvolvida em parceria com a Escola Estadual Monsenhor Seger, que cedeu o espaço e os equipamentos. A Secretaria Municipal da Saúde, através da Agente de Endemias, Fabiane Dalferdt, fará as análises das larvas e mosquitos coletados.
Fabiane realizou uma formação de 8 meses junto ao Governo do Estado para se capacitar na análise dos mosquitos. “Com o nosso laboratório, conseguimos agilizar as análises e dar o encaminhamento necessário”, explica. Antes do laboratório estar em funcionamento, as larvas eram enviadas para a 16ª Coordenadoria Regional da Saúde para análise, o que demorava alguns dias para ter o retorno. Todo o trabalho é supervisionado e validado pela médica veterinária Karen Marmitt.
O secretário da pasta, Junior Weizenmann, destaca que Travesseiro é um dos poucos municípios capacitados para realizar a análise de forma independente. “A capacitação ocorreu ao longo de 2023, e agora podemos analisar possíveis focos e trabalhar de forma preventiva”, destaca.

Data de publicação: 14/02/2024