Combate ao mosquito

Travesseiro - A primeira aplicação do BTI no município de Travesseiro ocorreu na segunda-feira, dia 05 de fevereiro, nos arroios da região central. O produto BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) não agride o meio ambiente e é específico no combate e controle do mosquito borrachudo, pois elimina suas larvas que se criam nos arroios.
A reaplicação do BTI é feita a cada 15 dias totalizando um período de 45 dias, pois os borrachudos colocam novas larvas que serão eliminadas até que se complete todo o ciclo de aplicações e a infestação esteja controlada. O município segue as recomendações de aplicação de acordo com o Programa Estadual de Controle de Simulídeos, do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS).
Além das aplicações do larvicida, é importante salientar que a preservação ambiental também colabora para a diminuição da população do mosquito borrachudo. Lixo, dejetos animais e matéria orgânica nos córregos, riachos e demais cursos d’água favorecem a procriação do inseto. A recuperação das áreas às margens dos riachos também previne a infestação.

Data de publicação: 09/02/2024

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Compartilhe!