PNAB

O Município de Travesseiro realizou na última quinta, 20, a Audiência Pública sobre a PNAB - Política Nacional Aldir Blanc. O encontro reuniu diversos agentes culturais na Biblioteca Pública Municipal Professor Egon Andschau, sob a coordenação da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Michele Träsel. Participou a assessora técnica em Cultura e Turismo, Angelica Diefenthaler, que apresentou os trâmites que envolvem a aplicabilidade e execução dos recursos recebidos, destacando a descentralização e democratização das decisões com a participação da sociedade civil. Assim, conselheiros de cultura, dirigentes de organizações culturais comunitárias, juntamente com o Poder Público Municipal, definiram direcionar o valor de R$ 36.117,51 em editais para entidades sem fins lucrativos e atingidas pelo recente evento climático que atingiu o município, região e grande parte do estado do RS.
A decisão foi pautada na necessidade de uma ação conjunta de recuperação dos espaços culturais impactados em diferentes comunidades do interior do município, destacando a importância desses espaços no restabelecimento da vida social, cultural e comunitária dos travesseirenses. Para dar celeridade ao processo, a Comissão Gestora deverá lançar editais de premiação no mês de julho.
A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marli Weimer, abonou a decisão destacando a trajetória das associações comunitárias e a relevância dos recursos nesse momento de união, reconstrução e esperança.

Data de publicação: 24/06/2024