Profissionais do PSE realizam avaliações

Travesseiro - Durante os últimos meses, foram realizadas diversas atividades vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Travesseiro. Os alunos da rede municipal de ensino realizaram avaliação nutricional e odontológica, a fim de traçar o panorama das crianças e adolescentes atendidos nas escolas. Conforme a nutricionista responsável pelo trabalho, Franciele Kern, foi realizada a pesagem e medição de todos alunos, bem como calculado o percentual de gordura. Conforme constatado, 75% dos alunos estão com peso adequado para idade e altura. “Aqueles que ficam fora do parâmetro, são encaminhados para o acompanhamento nutricional”, explica.

A dentista Ana Paula Knecht também realizou avaliações sobre a saúde bucal dos alunos das escolas municipais. Além disso, durante o ano estão sendo desenvolvidas atividades de prevenção e cuidados com a higiene bucal. “Quando averiguamos a necessidade de algum tratamento, os pais são comunicados e podem realizá-lo no Posto de Saúde”, destaca a profissional.

O Programa de Saúde nas Escolas (PSE), tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O programa visa ainda o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.