Secretaria da Agricultura promove feira do agricultor e de artesanato

Secretaria da Agricultura promove  feira do agricultor e de artesanato
Travesseiro - Ocorreu na sexta-feira (07), a Feira do Agricultor e Feira do Artesanato promovido pela secretaria de Agricultura e pela Emater em parceria com os agricultores do município e da associação de artesãs.Durante todo o dia foram comercializados diversos produtos coloniais produzidos pelos agricultores. O casal Valmor Nietzke e Ledi Nietzke, participaram da feira vendendo produtos colhidos na sua propriedade, na localidade de Cairu. “Estamos vendendo mel de abelha mirim, aipim, chuchu, batata doce, pimentão e feijão” explica Nietzke. Já Ledi comenta que o convite para participar da feira veio através da Emater. “Trouxemos um pouco que produzimos para nós, além de alguns itens de artesanato que confecciono nas horas vagas”, comenta.Quem também esteve presente na feira foram as inte Leia mais:

SECRETARIA INCENTIVA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

SECRETARIA INCENTIVA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS
A Secretaria da Agricultura segue buscando alternativas para diversificação da renda das famílias. Um a das novidades é o Programa de Incentivo à Implantação de Estufas para o cultivo de hortifrutigranjeiros. Através de um incentivo financeiro para as atividades definidas pelo Programa, poderão beneficiar empreendimentos, estufas, cuja área ocupada pela construção seja, no mínimo, de 400 metros quadrados.Aos interessados será concedido um subsídio de R$1,60 por metro quadrado de área construída da estufa. Este projeto está na câmara de vereadores para apreciação e votação.A Secretaria da Agricultura tem uma parceria com a empresa Especialidades Vandrea, situada em Arroio do Meio, é voltada a produção de variedades de folhosos e frutos hidropônicos, que fornece os insumos e assistência técn Leia mais:

MAIS NOVE MUNICÍPIOS CONHECEM PROJETO PISA

MAIS NOVE MUNICÍPIOS CONHECEM PROJETO PISA
Na quarta-feira, delegações de produtores rurais de nove municípios estiveram no município conhecendo o trabalho desenvolvido nas propriedades que integram o projeto Pisa, Produção Integrada em Sistemas Agropecuários. A comitiva tinha agricultores de Pedro Osório, Capão do Leão, Cerrito, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas e Camaquã.Nas propriedades de Celso Mirno de Potter e Alexandre Pedro Becker conheceram como é feita a alimentação do gado leiteiro á base de pasto e participaram de uma palestra de nutrição bovina com os técnicos do PISA/SEBRAE. O Secretário da Agricultura Ildo Rodrigues Godoy, agradeceu a visita das delegações e afirmou a importância do intercambio com os municípios e a valorização da agricultura em Travesseiro. Leia mais:

PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO MUNICÍPIO EM CONSTRUÇÃO

PRIMEIRA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DO MUNICÍPIO EM CONSTRUÇÃO
Na sexta-feira, o Secretário da Agricultura, Ildo Rodrigues Godoy e o técnico da Emater, Carlos Dexheimer estiveram em Linha São João acompanhando os serviços de terraplanagem na propriedade de Adriano Cesar Mertz. Adriano é beneficiário do Programa de Agroindústria Familiar do governo do estado, e está construindo uma agroindústria de Melado e Açúcar Mascavo na sua propriedade com recursos do Programa de Participação Popular e Cidadã. Os serviços de terraplanagem estão sendo realizados pela Secretaria Municipal da Agricultura, e o projeto de construção foi elaborado pela Emater/RS-Ascar. A agroindústria de Adriano Mertz será a primeira Agroindústria Familiar do município.O Secretário Ildo Rodrigues voltou a afirmar que este projeto é um passo muito importante, pois incentivará outros prod Leia mais: