Secretaria encaminha formações online

Travesseiro - A semana iniciou com a conclusão do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da pandemia do Covid-19, cada escola fez o seu plano e esse terá que ser encaminhado ao Conselho Municipal de Educação para aprovação com 15 dias de antecedência da retomada das atividades presenciais. Esse trabalho foi realizado conjuntamente pelas duas escolas da rede municipal no intuito de debater as medidas e aquisições necessárias para o retorno das atividades presenciais.

Na terça-feira, dia 28, na parte da manhã ocorreu a reunião pedagógica dos professores da rede municipal, momento em que as diretoras iniciaram o encontro apresentando  o vídeo da Orquestrinha com a música “Dias melhores” e em seguida, uma retrospectiva do trabalho desde o início do ano (dos sonhos à atual realidade). A Secretária da Educação, Cristiane Neitzke, aproveitou a ocasião para reforçar a importância do trabalho e do comprometimento da equipe de profissionais que vêm se dedicando e qualificando o ensino e que a Administração tem um enorme orgulho do engajamento de todos. E, em seguida as diretoras deram continuidade a pauta: plano de ação pedagógico, plano de contingência e COE-E Local, avaliações, regimento escolar e organização das salas de aula.

No dia 29, o Conselho da Alimentação Escolar juntamente com a Secretária de Educação, Cristiane, realizou sua reunião bimestral na escola Pedro Pretto. Na ocasião foi debatida a questão de alterações e adequações no Regimento interno do Conselho e posteriormente foi encaminhado o Decreto oficializando o documento. Na pauta também a questão de distribuição de kits de alimentos para os estudantes da rede municipal de ensino, uma vez que desde março as aulas presenciais estão suspensas e os representantes aprovaram a sugestão de repassar kits aos estudantes nesse período da Pandemia. E, para finalizar o encontro, as diretoras apresentaram um vídeo com o trabalho desenvolvido na rede desde o início do ano (das expectativas e projetos à atual realidade) e acreditando sempre em dias melhores.

Já no dia 30, iniciou a formação de gestores no município de Travesseiro com o tema: Gestão Escolar: perspectivas, desafios e possibilidades. A formação terá 20 horas de duração e a assessoria pedagógica será realizada pela professora Janice Schmitt – APE /UNIVATES, sendo a formação em parceria com o Sicredi através do Programa A União Faz A Vida. O público alvo são os gestores das escolas de Travesseiro (diretor, vice e/ou coordenador pedagógico) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo e o objetivo é contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão participativa e no desenvolvimento de práticas que favoreçam o espírito de equipe, a aprendizagem significativa, a formação cidadã dos estudantes.

No primeiro módulo, trabalhado online, o tema abordado foi: gestores: autoconhecimento e estratégias de equilíbrio no dia a dia (manhã de trocas e emoções compartilhadas entre a equipe: o que te deixa feliz na vida pessoal e profissional? O que eu faço para estar BEM? Como administro: com o coração ou com a razão?  A necessidade de trabalhar a inteligência emocional do professor, há um enorme desequilíbrio emocional (conhecer as próprias emoções, lidar com emoções e relacionamentos, motivar-se e reconhecer emoções nos outros). E, no mês de agosto essa formação terá continuidade com o módulo II.

Por fim, na manhã da sexta-feira, dia 31, iniciou a formação EAD de implantação do PUFV em parceria com o Sicredi Integração RS/MG e APE Univates para os professores que não participaram em 2017 (ano de retorno do Programa no município). As formadoras são as professoras Elisabete Penz Beuren e Janice Schmitt  e a carga horária é de 12h e o público alvo são as educadoras da rede municipal.

E, nessa semana, os educandários receberam mais alguns equipamentos  de prevenção e proteção ao Covid-19: tapetes sanitizantes e os termômetros infravermelhos. Além desses, os educandários dispõem de máscaras de tecido, álcool em gel e as máscaras face shield. Também serão disponibilizados totens em cada escola nos próximos dias, todos esses equipamentos são obrigatórios nas instituições.