Comunidade participou do encerramento do curso de embutidos

Travesseiro - Na sexta-feira à noite, dia 28, ocorreu o encerramento de mais uma edição do curso de embutidos e defumados de carne suína, realizado na localidade de Picada Felipe Essig. O projeto é uma parceria entre o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso ocorreu nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro e teve como objetivo capacitar os participantes sobre o manejo e técnicas de manipulação de carne suína.

Esta edição do curso reuniu 15 participantes, que receberam instruções desde cuidados com a higiene pessoal até a comercialização dos produtos fabricados.

O vice prefeito Sérgio Nied, que participou das atividades, comenta que foram produzidos 14 tipos de produtos oriundos da carne de porco. “É uma alegria aprender novas receitas, a partir de produtos que temos em nossas propriedades”, explica.

Já o secretário de Planejamento, Lari Hofstetter, falou da satisfação da administração em oferecer este curso na localidade. “Este é o segundo curso que acontece em Picada Felipe Essig, já que o primeiro foi de peixes”, explicando que estes cursos foram solicitados pela comunidade local. O secretário ainda aproveitou para agradecer a diretoria da SER Cultural Picada Felipe Essig pela cedência do espaço para a realização do curso.

A professora e moradora da localidade, Marli Weimer, falou que no decorrer do curso percebeu que também poderia contribuir com a atividade. “Essa atividade vem colaborar com a agricultura familiar  e possibilita uma formação para o produtor”, enfatizou, lembrando a parceria entre Cras e Senar.

O vereador, Omar Walter, parabenizou o grupo e falou da alegria de ver as receitas, tudo produzido de forma natural.

O prefeito municipal, Genésio Hofstetter, aproveitou o encerramento do curso para falar que o município está disposto a incentivar a abertura de novas agroindústrias e lembrou o encerramento das atividades da empresa de laticínios, bem como da dificuldade em conseguir a devolução da área de terra em que estava instalada. Hofstetter também comentou que nos próximos dias deve sair o edital para contratação de empresa para asfaltar o restante do trecho da localidade.“Precisamos incentivar este tipo de atividade para que outras pessoas possam abrir novos negócios para gerar renda e emprego, além disso não podemos criar dificuldades para o município se expandir ”, falou. Após os pronunciamentos a comunidade pode degustar as receitas produzidas durante o curso.

Foto: Este é o segundo curso que ocorre na localidade

Crédito: Felipe Stefani