Oficina terapêutica é implantada na EMEI Criança Esperança

Travesseiro - O cuidado com as crianças, com seu bem-estar e sua saúde é sempre uma preocupação da família e da escola. Diante disso, o município de Travesseiro está participando no ano de 2019, do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Educação nas escolas.

Pensando nesse bem-estar das crianças, a partir do segundo semestre deste ano, as turmas do Jardim A e Jardim B participarão de oficinas terapêuticas. Denominados “Brincando Legal” (Jardim A) e “Viajando no Espaço” (Jardim B), a atividade é desenvolvida semanalmente na quinta-feira à tarde, possibilitando o desenvolvimento das crianças.

As oficinas terapêuticas desenvolvem a comunicação verbal e não verbal, a autonomia, autoconfiança, criatividade, expressão de sentimentos e conflitos, a concentração, além de promover a reestruturação interior, a integração, motivação, redução da ansiedade, a (re) construção da autoestima. Estimula a sensibilidade, o interesse, o trabalho em equipe, e proporcionam o aprendizado de habilidades manuais e artísticas, bem como  o planejamento e a criação de estratégias para o alcance de objetivos.

Nesse momento, as crianças têm a oportunidade de interagir entre elas através da comunicação, resolver conflitos internos e externos e são estimuladas a saber lidar com situações inesperadas como se sujar de tinta, além de saber respeitar o espaço do outro. O trabalho coletivo também estimula a criatividade, a expressão de sentimentos, a coordenação motora, a concentração, a iniciativa, a sensibilidade e o trabalho em equipe.

Através de atividades lúdicas, manuais, rodas de conversa, oficinas de culinária e artesanato, as crianças serão desafiadas a refletir sobre seu cotidiano aprendendo a lidar com sentimentos e frustrações.

O projeto será desenvolvido através das oficinas com as crianças e com rodas de conversa com os pais. Além de ser um ótimo momento de integração entre família e escola, torna-se um momento de troca de ideias, aprendizado e criatividade, contribuindo para o desenvolvimento das crianças

Foto: Alunos realizam atividades todas as quintas-feiras