Município conquista 1º lugar no 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal

Nova Petrópolis - No dia de ontem (23) o Prefeito Municipal Gilmar Southier, a Secretária da Educação Michele Träsel e equipe responsável pelo projeto “Biblioteca Itinerante, Livros Viajantes” participaram da Cerimônia de Premiação do 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal promovido pela FAMURS. A solenidade ocorreu no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park.

Na oportunidade, estiveram presentes diversos municípios do Estado, para serem premiados com troféu e certificado, conferindo o título de 1º, 2º e 3º lugares. Foram premiados, 45 dos 557 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Fazenda; Ecossistemas de Inovação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública e Turismo.

O município de Travesseiro conquistou o 1º lugar na área da Cultura, com o projeto “Biblioteca Itinerante, Livros Viajantes” desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, sendo considerado o melhor projeto cultural do Estado, entre 43 projetos inscritos na categoria.

Segundo o Prefeito Municipal Gilmar Southier, “Para o município é uma satisfação muito grande ser reconhecido como o melhor projeto cultural do Estado, pois através do projeto “Biblioteca Itinerante, Livros Viajantes”, buscamos contemplar toda a população de acordo com a realidade de nosso município, que é composto por diversas comunidades do interior. O projeto foi uma ideia muito criativa para solucionar o problema de acesso aos livros, pois a biblioteca estava muito distante da população. Levar os livros até as pessoas é louvável pois revela o desejo de fomentar a cultura e o conhecimento de nossos munícipes. ”

Municípios organizam Passeio Ciclístico da Integração

Terceira edição ocorre no dia 4 de dezembro, com largada a partir das 8h, na ponte sobre o Rio Forqueta

Marques de Souza/Travesseiro – Estimular a prática de exercícios físicos, o contato com a natureza e a integração entre as cidades é o propósito da 3ª edição do Passeio Ciclístico da Integração. O evento está programado para o dia 4 de dezembro.

Conforme os prefeitos Fábio Mertz (PP) e Gilmar Southier (MDB), os municípios estão separados apenas pelo rio. “A ideia é nos aproximar cada vez mais, seja na realização de eventos, obras ou mesmo para estimular atividades que melhorem a qualidade de vida da nossa população. Estamos juntos para desenvolver projetos na área de turismo, cultura ou esporte.”

Outra proposta em andamento é a instalação de iluminação na ponte sobre o Rio Forqueta, de forma compartilhada e com o objetivo de melhorar a segurança e visibilidade no local no período da noite, além de enaltecer este importante ponto turístico que interliga os municípios.

Inscrições

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição nas Secretarias Municipais de Educação ou no domingo de manhã, antes da largada. A participação é liberada para todas as idades. Cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível.

Entre os inscritos será feito o sorteio de duas bicicletas. A recepção inicia às 8h na ponte com saída programada às 8h30min. Os participantes terão à disposição água e frutas.

O roteiro

A largada ocorre na ponte sobre o Rio Forqueta, segue em direção a Marques de Souza, com parada na Rua Coberta para hidratação, retornando ao trajeto passando pelo campo do Brasil, hospital, Oficina DaMoto, segue em direção a Travesseiro passando pela Avenida 10 de Novembro em direção à ponte dos Werner, em direção à rótula e seguindo até a esquina do Clube Esportivo Travesseirense, dobrando à esquerda passando pela ponte, Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, igreja matriz e seguindo até a Praça Municipal de Travesseiro.

Secretaria da Educação promove atividade sobre consciência negra

Travesseiro - Na sexta-feira, dia 18, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um momento de reflexão sobre a consciência negra. Os alunos da EMEF Pedro Pretto e da EEEM Monsenhor Seger acompanharam a peça teatral “Yah Dudu sobre povos africanos”, que contou a história de uma personagem tão dura, sofrida e forte, que foi atravessada pelo racismo. Conforme a Secretária da pasta, Michele Träsel, a atividade teve a intenção de lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro. “Também temos a preocupação de trabalhar a conscientização das crianças e jovens e, com isso, evitar caso de discriminação e racismo”, comenta.

Município apresenta o Turismo Rural na Expovale

Lajeado - O município de Travesseiro participou no último sábado, dia 19, da Avenida do Turismo, na Expovale. Representantes apresentaram aos visitantes o roteiro turístico “Travessias - Rota de Cascatas e Casarões”. De acordo com o grupo, o estande ilustrou a cultura alemã e italiana, que colonizaram Travesseiro e que prevalece no município.

Além dos atrativos turísticos, o público também pode prestigiar apresentações de gaita com Lucas e Davi Fontes e degustação da gastronomia típica.

Participaram do momento, integrantes do roteiro Travessias, a turismóloga Angelica Diefenthaler, o Prefeito Municipal, Gilmar Southier, Primeira Dama, Adriana Southier, Secretária de Educação, Michele Träsel e as soberanas do município.

Vem aí o NATAL ILUMINADO de Travesseiro

Dia 26/11 - às 19h30min - Praça Municipal Recanto da Alegria

- Abertura do Natal

- Apresentação da Orquestra Infantojuvenil