Município articula projeto que beneficia produção leiteira

Travesseiro - Na última semana membros do executivo promoveram um encontro com o representante da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e produtores de leite do município para tratar sobre a preocupação e entender as necessidades dos agricultores que produzem leite no município.

Em reunião realizada semanas atrás, com representantes da Cooperativa Dália, um dos assuntos pautados foi o baixo preço praticado no litro do leite e como isso afeta os agricultores. Dados do Governo do Estado apontam que o leite importado de outros países tem a cobrança de ICMS de 4% enquanto os agricultores pagam 18%.

Segundo o secretário de Planejamento, Lari Hofstetter, a tributação aplicada sobre a produção dos pequenos agricultores acaba inviabilizando a prática leiteira no município. “O município está se engajando para buscar junto a Assembleia Legislativa uma solução viável para este problema que é realidade em vários municípios da região”, comenta.

O secretário de Agricultura, Mateus Bettio, atenta para que muitos produtores de leite terão que buscar formas alternativas para o sustento, caso o cenário permaneça da atual maneira. “A secretaria está empenhada para encontrar uma solução que beneficie os produtores e fortaleça a produção de leite no município”, enfatiza.

A fim de debater o assunto e buscar uma solução para que as famílias produtoras possam sobreviver com a produção do leite, o município promoverá uma reunião geral, entre comunidade e membros da Comissão da Assembleia Legislativa, no dia 14 de julho, às 13h30min, no Clube Esportivo Travesseirense.

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn