Administração visita agroindústrias e cooperativas no Paraná

Travesseiro - A administração municipal, através do vice-prefeito Sérgio Nied, o coordenador da secretaria de Administração, Lasie Delazeri e do técnico da Emater, Carlos Dexheimer,  estiveram na última semana visitando agroindústrias e cooperativas nas cidades de Liberato Salzano no norte do estado e em Guaraniaçu no Paraná.

O objetivo da visita foi conhecer as instalações de algumas agroindústrias e como é trabalhado as formas de incentivo aos agricultores, explica Delazeri. Em Liberato Salzano os representantes do executivo de Travesseiro reuniram-se com o secretário de Agricultura, Valcir Sacon e com o vice-prefeito Valdir Zottis, para trocar informações a respeito do trabalho que é feito na área agrícola dos municípios.

No município de Guaraniaçu, chamou a atenção o mercado “Celeiro do Agricultor” gerenciado pela cooperativa dos produtores da cidade. “Todos os produtos comercializados são oriundos das plantações e agroindústrias dos associados da cooperativa”, informa Delazeri. A divisão de lucros do mercado, fica 20% para a cooperativa poder pagar os funcionários e manutenção do local e o restante é repassado para os produtores.

“É importante conhecer o funcionamento destas agroindústrias, e como a administração destes municípios investem em seus agricultores, pois nosso município é essencialmente agrícola, e assim poder oferecer aos munícipes interessados uma nova oportunidade de agregar valor ao seus produtos” comenta Delazeri. Ele ainda explica que todo o processo da fabricação de queijo é feito pelo próprio produtor de leite, gerando uma economia e aumentando sua receita.  

Foram visitados em Liberato Salzano, agroindústria de queijo e suco, um frigorífico de suínos e bovinos além de uma plantação de citrus. Em Guaraniaçu, agroindústria de embutidos, de melado, queijo e uma de fabricação de farinha de milho e outros derivados.

Foto: Representantes da administração visitam secretário e vice-prefeito de Liberato Salzano

imageimageimageimage
{/artsexylightbox}

 

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn